domingo, 26 de janeiro de 2014

A ciência além dos chás, Farmacognosia

Farmacognosia é o ramo da Farmácia que se dedica principalmente ao estudo dos produtos de origem natural, seja animal, vegetal ou de origem marinha, além do controle de qualidade de plantas medicinais e produtos naturais como um todo.

Primeiramente é importante frisar que natural não é sinônimo de isentos de perigo, logo o que é natural pode sim interferir com medicamentos alopáticos, ou seja, como Farmacêuticos devemos sempre orientar, e está atento, pois um paciente que faz uso, por exemplo de anti-hipertensivo, cujo um dos efeitos adversos é a hipotensão, ao fazer uso de um chá diurético, pode ter o efeito hipotensivo aumentado!

Fonte:www.assuntosdiversos.com.br
Porém o assunto de hoje vai abordar como fatores externos podem influenciar a concentração dos metabólitos secundários. Bom, alguns estudos já evidenciam que fatores como solo, clima, temperaturas, sazonalidade, adubação e contaminantes ambientais podem sim interferir de maneira significativa nas quantidades dos metabólitos secundários dos vegetais, o que pode gerar problemas para a indústria de fitoterápicos, uma vez que se uma fator externo atuar de maneira a diminuir a quantidade de determinada molécula em uma planta, isso pode culminar em significativa baixa de rendimento.

Dentre os fatores influenciantes, a época da coleta da planta medicinal possui destaque, sendo apontado como um dos mais importantes, visto que a quantidade, e até mesmo a natureza dos ativos não são sempre constantes durante o ano todo. Além disso, o próprio ciclo circadiano pode ter influência considerável.

O estresse hídrico frequentemente tem consequências nas concentrações, podendo levar a aumento de algumas classes de metabólitos secundários, todavia é possível também que ocorra a lixiviação de compostos mais hidrossolúveis.

Além desses, a radiação ultravioleta possui importância, sobretudo na produção de compostos fenólicos, tais como os flavonóides. 

Os estímulos mecânicos como: ferimentos, granizo, vento, areia e pastagem por herbívoros podem exercer influência significativa.

Referências:

GOBBO-NETO, Leonardo; LOPES, Norberto P.. Plantas Medicinais: Fatores de influência no conteúdo de metabólitos secundários. Química Nova, São Paulo, p.374-381, 31 out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n2/25.pdf>. Acesso em: 01 maio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário